domingo, 23 de março de 2014

Mostra ACATE de 27 a 30 de Março

Nos dias 27 a 30 de março, as cortinas do palco do teatro do SESC de Chapecó vão se abrir para receber os espetáculos dos grupos de teatro associados a ACATE.

A programação - em comemoração ao Dia Internacional do Teatro (27 de março) - idealizada pelo SESC de Chapecó reúne quatro grupos de teatro do município: VOEVERÁ Companhia de Teatro, Cia Muiraquitã, Cia da Gaia e Cia Duavesso; que apresentam espetáculos de seus repertórios.

Atores e diretores subirão ao palco para celebrar com o público esta data especial, e refletir sobre a produção teatral de Chapecó – perspectivas e desafios.

A ACATE formada por atores, diretores e técnicos da área de teatro foi fundada em 01 de dezembro de 2000, fruto da necessidade de organizar e unir os grupos de teatro visando o desenvolvimento da cultura em Chapecó. De lá pra cá vem organizando eventos, programas, ações, projetos e cursos com diretrizes na formação de platéia, democratização do acesso ao saber cultural, fomento à produção, circulação e difusão do teatro.

A Mostra de Teatro ACATE cumpre uma etapa importante do processo de fomento ao teatro e de divulgação da produção do teatro local; oportunizando o contato do público com os atores e diretores da cidade. Da programação farão parte os espetáculos dos grupos, nas datas:

PROGRAMAÇÃO:
Dia 27 de Março (Quinta)
20h - Mostra ACATE - O Menino Que Virou Porco - Cia Muiraquitã (Chapecó)
O espetáculo foi construído a partir da coleta de histórias dos moradores ribeirinhos ao Rio Uruguai, na porção Oeste de Santa Catarina. Através do trabalho de mimese corpórea, foi construído o personagem “Sebastião das Neves”, um velho andarilho que narra a história do menino que virou porco. Com elementos simples da vida cotidiana, o velho andarilho conduz o publico por uma viagem através do seu universo fantástico.
Categoria: Teatro
Faixa Etária: Livre
Local: Teatro Sesc

Dia 28 de Março (Sexta)
20h - Mostra ACATE - Amor Por Anexins - Cia da Gaia (Chapecó)
Três atores, com figurinos de época e pernas-de-pau contam a história do velho asqueroso solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês através de anexins (ditados populares e provérbios).
Desiludida com o ex-noivo, que rompe o compromisso por carta depois de encontrar outra mulher em melhor situação financeira, ela resolve enfrentar o velho rabugento também por conta do dinheiro. Para que Isaías ganhe a mão de Inês, ele é desafiado a não falar Anexins durante meia hora.
Categoria: Teatro
Faixa Etária: Livre
Local: Praça Coronel Bertaso

Dia 29 de Março (Sábado)
20h - Mostra ACATE - Comadres - Cia Duavesso (Chapecó)
Comadres é um espetáculo envolvente, fazendo o público se sentir dentro do enredo popular entrelaçados ás histórias e fofocas do cotidiano.
É através do sotaque Italiano que as comadres envolvem o público com cochichos, malicias e olhares cômicos, não deixando o silêncio gritar, fazendo das fofocas um trampolim, saltando do real para o imaginário através de um cenário que vai modificando-se durante a apresentação. O espetáculo é recheado de surpresas, principalmente quando se fala de bolsas de mulher, pois do nada inusitadamente faz-se surgir objetos femininos de uso diário. Das palavras as imagens, das imagens a história, da história as COMADRE’S.
Categoria: Teatro
Faixa Etária: 10 anos
Local: Teatro Sesc
 
Dias 30 de Março (Domingo)
18h - Mostra ACATE - Laurel e Hardy Vão Para o Céu – Voeverá Companhia de Teatro (Chapecó)
VOEVERÁ COMPANHIA DE TEATRO realiza a montagem de 'Os Construtores de Muros', livre adaptação da peça de teatro 'Laurel e Hardy vão para o Céu, do escritor e poeta norte-americano Paul Auster - inspirado na dupla cômica do cinema 'O Gordo e o Magro'; e em 'Gogo e Didi', personagens de 'Esperando Godot', de Samuel Beckett.
A montagem da VOEVERÁ resulta em um espetáculo coreográfico essencialmente teatral. Em espaço e tempo indeterminados, dois personagens a contra-gosto executam cotidianamente a árdua tarefa de construir muros - sem saber por quê e pra quê?
O muro é construído com enormes pedras carregadas com muita dificuldade pelos personagens - num grande jogo.
Categoria: Teatro
Faixa Etária: 10 anos
Local: Teatro Sesc
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário